Menu principal
 

SECRETARIA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS (CRA)

Resumo do Manual de Normas e Procedimentos – para Cursos Técnicos

EMISSÃO DE DOCUMENTOS

A solicitação do aluno para emissão de documentos pela Secretaria deve ser realizada com antecedência, de acordo com a complexidade do documento. Históricos escolares exigem maior tempo para emissão do que atestados de frequência, por exemplo. Os documentos deverão ser solicitados e retirados preferencialmente pelo próprio aluno. Documentos solicitados e não retirados dentro de 30 (trinta) dias serão descartados.

REQUERIMENTOS EFETUADOS NA SECRETARIA

Sempre que o aluno efetuar um requerimento na Secretaria, deverá retornar após o prazo estabelecido, para assinar a ciência do parecer recebido, a fim de que o documento seja devidamente arquivado em sua pasta.

MATRÍCULA

A matrícula é realizada no ingresso ao curso, e precisa ser renovada a cada semestre, pelo aluno, na Secretaria. Matrículas com documentação incompleta não serão homologadas.

TRANCAMENTO DA MATRÍCULA

Trancamento é o ato pelo qual o estudante ou seu representante legal suspende os estudos no restante do semestre letivo em curso, mantendo com o IFC Câmpus Fraiburgo o vínculo estabelecido através da matrícula. Serão permitidos apenas dois trancamentos de matrícula ao longo do curso. O primeiro trancamento só é permitido após o final do 1º semestre.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Pode ocorrer cancelamento de matrícula, com perda do direito à vaga, nos seguintes casos:

– a pedido do aluno (desligamento), com requerimento protocolado na Secretaria;

– se o candidato apresentar qualquer documento falso ou adulterado na matrícula;

– por abandono (evasão), se o aluno não comparecer às atividades escolares por mais de 50 (cinquenta) dias consecutivos de efetivo trabalho escolar;

– se o aluno não retornar às aulas após o término do período de trancamento;

FREQUÊNCIA

A frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas do período letivo em curso. Estará reprovado o aluno que não atingir 75% (setenta e cinco por cento) de frequência das disciplinas cursadas no período letivo em curso. Em caso de atestado médico ou convocação militar o aluno deverá preencher um um requerimento junto a Coordenação de Registros Acadêmicos (em até dois dias após o afastamento).

REGIME DOMICILIAR

Quando o aluno estiver impedido de frequentar as aulas por um período superior a 15 dias consecutivos, poderá requerer a realização de exercícios domiciliares, desde que se enquadre em uma das situações previstas na legislação (doenças infecto-contagiosas, aluna gestante, serviço militar, adotante, etc).

AVALIAÇÃO

O estudante que não atingir a média final igual ou superior a 7,0 (sete) terá direito à recuperação de nota (Exame Final).

Para ser aprovado, além da frequência mínima, ao final do período letivo (considerando exames finais) o aluno deverá obter média 5,0. A média será obtida a partir de, no mínimo, cinco notas parciais.

AVALIAÇÃO EM 2ª CHAMADA

Caso o aluno não possa comparecer às aulas em dia de avaliação, poderá solicitar, mediante justificativa, realização de avaliação em 2ª chamada até 2 (dois) dias úteis após seu retorno, protocolando requerimento junto à secretaria.

RECONSIDERAÇÃO DE NOTA

Quando o aluno não concordar com a nota obtida no Exame Final, poderá solicitar revisão da mesma ao coordenador do curso, através de requerimento formalizado na Secretaria, até 2 (dois) dias úteis após a divulgação da nota. O coordenador do curso comporá uma banca com dois servidores docentes para proceder à revisão da nota.

 

Para mais informações, consulte o manual do aluno.