Menu principal
 

Os NAPNEs tem a finalidade desenvolver ações de implantação e implementação do Programa TECNEP e de políticas de inclusão em cada instituição pertencente a rede federal de ensino, conforme as demandas existentes.

A educação inclusiva vem sendo um dos grandes desafios para a sociedade atual. Mais ainda no ensino profissionalizante, em função das especificidades que este apresenta. A questão da inclusão tem sido marcada por profundas mudanças. Na educação, de maneira geral, encontra-se atualmente a necessidade de se assumir uma posição definida sobre a inclusão da pessoa com necessidades específicas, bem como de grupos que, por muito tempo, passaram despercebidos das políticas educacionais do nosso país.

Tendo como parâmetro o referencial da educação inclusiva e as orientações e suporte do Programa TECNEP, entende-se que o IFC não pode ficar a margem de tal processo, devendo promover na instituição a cultura da educação para a convivência, a aceitação da diversidade e a quebra das barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas.

Giceli Peretti
Coordenadora de Assistência ao Educando