Menu principal
 

A Viola de Bambu é um instrumento musical típico da comunidade do Taquaruçu, localizada na zona rural do município de Fraiburgo, meio oeste catarinense. A matéria-prima é a Guadua Taqoara , planta também conhecida como Taquaruçu. Além de ser matéria prima da Viola de Bambu e batismo do lugarejo, Taquaruçu foi o nome dado pelos índios Xokleng, primeiros habitantes da região, para o rio responsável pelas fronteiras do lugar, segundo Felisbino (2013).

Pedro Felisbino, explica que a utilização da Viola de Bambu está atrelada a festa que acontece após os “puxirões”- espécie de ajuntamento dos moradores da região para preparar a terra para o plantio. O repertório do baile é predominantemente composto de canções típicas e/ou folclóricas da região, comumente cantadas em uníssono e acompanhadas pelo acordeon, a viola de bambu e instrumentos percussivos. O enredo das canções fala do cotidiano dos agricultores e das batalhas ocorridas no solo sagrado de Taquaruçu. Sagrado, pois a comunidade de Taquaruçu foi palco de batalhas sangrentas da Guerra do Contestado (FELISBINO, 2013, p. 55). Nesse sentido, o nome de Cidade Santa do Contestado surge como uma homenagem à resistência dos caboclos que lutaram pela defesa de sua terra por direito.

Essa pesquisa investiga a Viola de Bambu não apenas como instrumento musical, mas no que diz respeito a sua história, construção, técnica de manejo, afinação e contexto social no qual está inserida, adquirindo relevância ímpar por ser assunto nunca antes pesquisado.