PASSO A PASSO DA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO – IFC CÂMPUS FRAIBURGO

1º – O aluno procura o setor de estágios e preenche a ficha de cadastro do aluno com seus dados pessoais. Após o preenchimento da ficha o setor de estágios encaminha através de e-mail um modelo de currículo para que o aluno preencha e depois de preenchido o aluno encaminha o currículo de volta para o setor de estágios.

2º – O aluno entra em contato com algumas empresas para ver da disponibilidade de vagas de estágio na área do curso dele. Caso o aluno consiga uma vaga verifica-se se a empresa que concedeu a vaga de estágio é conveniada com o IFC, caso seja dá-se seguimento na emissão de documentação, caso a empresa não seja conveniada pede-se que o aluno traga o contato da empresa para que o setor de estágios envie uma ficha de cadastro para empresa preencher. Depois de preenchida a ficha de cadastro da empresa, a empresa encaminha de volta para o setor de estágios e o setor de estágios encaminha para a reitoria para a emissão do termo de convênio. Depois de emitido o termo de convênio a reitoria encaminha 03 vias do documento para o setor de estágios, para providenciar a assinatura do representante da empresa. Depois de assinado, remeter de volta 2 vias ao setor de estágio do câmpus. Uma via ficará com a escola, e a outra, a escola envia para a Reitoria novamente.

3º – Após o convênio ter sido firmado, o setor de estágios imprime a carta de solicitação de estágio, anexa o currículo do aluno e pede que o aluno leve a carta até a empresa para confirmar a sua vaga de estágio. A empresa recebe a carta e combina os detalhes do estágio com o aluno ( horário, setor, remuneração, supervisor). O aluno traz de volta uma via da carta com o recebido da empresa e repassa as informações sobre o estágio para o setor. Neste tempo, o aluno conversa com os professores do seu curso e decide quem será seu professor orientador.

4º – Sabendo dos detalhes do estágio, o setor de estágios emite a documentação de estágio do aluno. Os documentos obrigatórios são os seguintes: ficha de acompanhamento para os meses de estágio, ficha de auto avaliação, ficha de avaliação da concedente, ficha de avaliação do professor orientador, termo de aceite de orientação, termo de compromisso de estágio, plano de estágio, declaração de matrícula e frequência ( CRA emite), apólice de seguro geral e certificado individual (opcional).

5º – Após emitir toda a documentação de estágio o setor entrega esta documentação para que o aluno providencie todas as assinaturas exigidas. O aluno é avisado do prazo para entrega de cada um dos documentos e de que não poderá fazer mais de 06 horas diárias de estágio e nem trabalhar mais do que 30 horas em uma semana. Pede-se que o aluno leia a lei 11.788/2008 (lei de estágio).

6º – Ao final do estágio o aluno entrega o restante dos documentos pendentes e a declaração de conclusão de estágio emitida pela empresa. Ele é informado do prazo de 180 dias para entrega do relatório para o setor de estágios e que após a entrega ele terá que apresentá-lo para uma banca. Quem marcará a banca do aluno é o professor orientador. A banca é formada pelo professor orientador e no mínimo mais duas pessoas. Quando a data estiver marcada, o professor orientador avisa o setor de estágios para que o setor encaminhe para ele os documentos que serão utilizados pela banca e faça a divulgação da data da apresentação.

7º – Após a banca, o professor orientador encaminha as atas para o setor de estágios e se não houver correções no relatório do aluno e o aluno for aprovado pela banca o setor de estágios encaminha toda a documentação do aluno para a secretaria do câmpus informando da conclusão do estágio obrigatório.

Itens para download:

Lei 11788 2008 Estagio